terça-feira, 19 de abril de 2011

índios, cidadania e democracia

Hoje fizemos nosso primeiro texto coletivo e o assunto foi sobre o índio já que hoje é seu dia e como diria Baby Consuelo..." Todo dia era dia de índio, mas hoje ele só tem o dia 19 de abril..."
Primeiro conversamos muito sobre os índios, sua cultura, como eles foram explorados, etc... Cada aluno falou um pouco, perguntaram se o coelhinho da pascoa tambem comemora o dia do índio... e por aí foi.
Depois fizemos uma votação para ver qual seria o título e ganhou O Índio Caçador, com 12 votos.Aproveitando a oportunidade, vimos o que é democracia e o quanto é importante votar com seriedade e, principalmente o fato de votar com a sua cabeça, não deixando influenciar-se pelos outros.
Foi uma tarde bem interessante para todos e fiquei muito orgulhosa pela turma, pois entenderam direitinho o que é ser cidadão.
Quem sabe, no futuro, teremos eleitores mais conscientes?

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto Bê-a-bá

Hoje iniciamos novo projeto!!!!!!!!!!
Através da música Bê-a-bá do Toquinho estamos vendo as mudanças que ocorrem na vida dos alunos quando eles crescem e devem ter responsabilidades, afinal de contas é muita responsabilidade aprender a ler, concordam????
Estamos, aos poucos conhecendo a letra, seu significado bem como a importancia do dicionário na vida da gente.
Lá vai uma pequena mostra do trabalho desenvolvido hoje.








segunda-feira, 11 de abril de 2011

leitura com prazer

Acredito que ler seja algo que deve ser feito com prazer, portanto temos conhecido diversos tipos de livros como livros de aventura, terror, poesias, didáticos, e isso tem feito com que os alunos vejam o livro como algo que incentive a imaginação e a criatividade.
Num mundo onde tudo é entregue pronto, penso que construir o hábito da leitura seja algo mágico.
Depois de mostrar que o livro pode te levar a diversos lugares sem sair do lugar, trabalhamos com o livro Sim ou Nao onde mostra a responsabilidade que temos com as escolhas que fazemos.
Li o livro para os alunos, fizemos uma interpretação oral e discutimos bastante sobre os perigos que nos rondam.
Após escolhemos as palavras que achamos importantes e expusemos na sala de aula.
Também temos tornado a sala de aula em um ambiente alfabetizador.
Confiram um pouco deste trabalho!